28/10/2021, 16:46ORÇAMENTO DE ESTADO 2022
Orçamento de Estado 2022 Chumbado. E agora?
A proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) foi chumbada esta quarta-feira, dia 27 de outubro de 2021, na Assembleia da República, com votos contra do PSD, BE, PCP, CDS-PP, PEV, Chega e IL.
Orçamento do Estado chumbado: e agora? Saiba como isto afeta as nossas vidas.
Depois da rejeição da proposta do OE2022 no Parlamento, ontem dia 27 de Outubro, Marcelo Rebelo de Sousa deverá dissolver o Parlamento, (conforme havia já prometido) e convocar eleições. Questões para as quais queremos resposta.
Marcelo Rebelo de Sousa fez saber que iniciaria logo o processo de dissolução da Assembleia da República caso o Orçamento do Estado fosse rejeitado agora na generalidade. Ao abrigo do 133º da Constituição da República Portuguesa, este é um poder do PR, e depois do chumbo efetivo do OE 2022, o Presidente da República comunicou que vai ouvir os partidos com assento parlamentar no sábado e o Conselho de Estado na quarta-feira – obrigatório para a dissolução da Assembleia da República.
De acordo com a Constituição da República Portuguesa, as legislativas antecipadas terão de se realizar nos 60 dias seguintes à dissolução do Parlamento, prevendo-se a ida às urnas Janeiro de 2022.
Não havendo demissão do primeiro-ministro, até que a dissolução do Parlamento se concretize, "o Governo está em plenitude de funções” o que é um caso “inédito”, dizem os constitucionalistas. No entanto o PR tem veto absoluto e poder para demitir o 1º Ministro. Vamos ver a próxima jogada do nosso PR.
Com o chumbo do OE2022, várias propostas de alteração fiscais podem ficar na "gaveta". Vamos listar algumas:
Vários diplomas, que embora tenham sido aprovados em plenário, estão ameaçados e podem mesmo cair por terra, veja quais:
Por outro lado a "bazuca" fica também congelada e parece-nos que é realmente esta é uma verdadeira questão por trás do chumbo do OE para este ano. Embora ainda ninguém tenha referido esta relação, parece que assim o dinheiro vai mudar de mãos. Devemos estar todos atentos à utilização destes fundos.
Redação: #CascaisProperty
Mais sobre ORÇAMENTO DE ESTADO PORTUGAL
Noticias Relacionadas
A proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) do Governo de António Costa já chegou ao Parlamento e tem a votação final global agendada para o dia 25 de novembro. Esta proposta contempla medidas fiscais que terão impacto para o set...