22/06/2020, 10:36COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS
Como calcular o preço da sua casa?
Esta provavelmente a 1º pergunta que a maioria dos proprietários faz quando pensa em vender o seu imóvel. Agora já não precisa de fazer milhares de pesquisas! Vamos dar-lhe dicas gerais sobre como colocar o valor correto da sua casa se pretender vendar.
Qual o preço certo para vender a minha casa?
Acertar no valor de venda é muito importante, poupa tempo, aborrecimentos e por fim acabará por vender pelo valor correto, pois quem está a comprar vê várias casas de acordo com os critérios definidos e um dos critérios é o preço.
- Como pretende vender a sua casa?
- Quanto vale a sua casa?
- Como saber qual o valor de venda ideal da sua casa?
- Preço psicológico.
- Mais valias, impostos e outras despesas...
- Resumo
Não existe um preço único para conseguir vender a sua casa, tudo se resume à conhecida relação entre tempo e preço, quanto mais alto for o preço de venda, maior será o tempo médio de venda de uma casa". Acredite.
Para obter a resposta a esta pergunta terá que reflectir primeiro sobre outra questão:
Como pretende vender a sua casa?
O modo como pretende vender a sua casa pode influenciar a escolha de qual o preço com que a tenciona pôr à venda. Assim, aconselho-o a ponderar algumas questões prévias, antes de ajustar qual o preço mais adequado à realidade do mercado imobiliário:
Vai recorrer a uma agência imobiliária para o ajudar na venda, ou pretende vender a sua casa sozinho?
As empresas de mediação, cobram em média, 5% de comissão, acrescido de I.V.A. à taxa legal em vigor, comissão esta calculada sobre o preço que consta na escritura de compra.
O pagamento deste serviço, pode quase não ter expressão, dado que a comissão paga à imobiliária é dedutível na íntegra nas mais-valias que tem de declarar no seu IRS, ou IRC.
Quando opta por vender sozinho deve estar ciente que terá de abrir a sua casa a qualquer pessoa, (sem saber as reais intenções), depois terá despender com as despesas de marketing e promoção.
Repare que as empresas de mediação imobiliária não cobram este custo dado que está incluído no pagamento da comissão.
Temos ainda a parte da burocracia e obrigações legais por vezes com alguma complexidade e até riscos, que quando contrata uma
agência de mediação imobiliária não corre.
Tudo se vende! A questão é tempo e preço.
Se decidir pôr o preço acima do valor médio no mercado a venda do seu imóvel vai demorar mais tempo a realizar-se. Mas se quiser vender a sua casa num curto espaço de tempo, então terá que escolher o preço pelo menos igual ao valor médio do mercado;
Quer optimizar e aumentar o valor da sua casa?
Fazer obras pode ser uma solução, pois um imóvel renovado, bonito estimado, tem sempre mais procura.
Por vezes pequenas intervenções, como a pintura das paredes, ou mesmo a modernização do chão, poderão ser a solução mais em conta para a realização da venda em menor tempo e com um valor mais alto;
Quanto vale a sua casa?
Como já começámos por ver, a fórmula para definir o preço certo de uma casa é complexa pois depende de múltiplos factores que influenciam o preço e cujo peso é altamente subjectivo. Seguem-se algumas dessas variáveis mais importantes:
- Localização do imóvel- Esta é uma das variáveis mais importantes, pois está associada ao factor que mais contribui para o sucesso da venda, a procura.
Esta pode variar imenso, inclusive dentro do mesmo bairro ou freguesia. Não vale a pena
comparar preços de imóveis, localizados em zonas diferentes. É um exercício que só serve para criar falsas expectativas ao
proprietário.
Vários factores devem ser tidos em conta na atribuição do preço de um imóvel: A proximidade com pontos de interesse tais como:
- transportes, escolas ou serviços médicos, pode ser um factor importante para subir o preço de venda;
- Ano de Construção - Quanto mais antigo for o imóvel, menor será o valor da sua casa, quando comparado com outros localizados na proximidade. Mas existem excepções: quando o estado de conservação é muito bom ou sofreu obras de conservação /renovação. A regra dos 5 anos pode ajudar na comparação da casa com outros imóveis à venda na mesma zona, com características similares.
- Tipologia - A tipologia do imóvel é mais ou menos de fácil comparação, em termos de cálculo do respectivo preço as áreas podem influir, fazendo com que um T3 com áreas maiores possa ser colocado à venda ao mesmo preço que um T4 com a mesma área.
- Áreas - A variável que é usada no cálculo do preço por m2. Se o preço por metro quadrado estiver fora dos preços praticados na mesma zona, será difícil conseguir vender! Não há milagres, o preço por metro quadrado é o indicador para determinar o preço de venda.
Tenha em atenção que o valores m2 dos portais online usam os preços dos anúncios asking price, que pode estar inflacionado em cerca de 15% do valor da escritura de venda.
- Orientação Solar - Ter uma boa exposição solar, de preferência nascente / poente, é bastante para valorizar ou desvalorizar o preço da casa.
- Acabamentos, Materiais de construção - Os acabamentos e equipamentos, são de extrema importância na valorização do imóvel, se é em condomínio com jardim e piscina, aquecimento central a gás, garagem ou parqueamento, arrecadação, lavandaria, varandas ou terraços, elevador, qual o andar se se tratar de um apartamento com vista de rio ou mar, domótica são factores de valorização.
Como calcular o valor de mercado da sua casa
Como já vimos, a colocação de um preço correto é fundamental.
Depois de 2 semanas a 1 mês de ter o imóvel anunciado sem ser vendido, é inevitável dar início ao processo de baixa de preço.
Tenha também em conta que muitos compradores de imóveis recorrem ao crédito bancário e é muito comum a avaliação bancária ser de valor inferior ao valor pedido pelo proprietário e o cliente vê-se obrigado cancelar o negócio, caso não possua capitais próprios para colmatar a diferença.
Para simplificar tem a determinação do preço do seu imóvel tem várias opções:
- Pedir ajuda a um profissional.
- Pode recorrer a um perito de avaliação (tem custos)
- Pode solicitar a ajuda dum consultor imobiliário. ( Se for um profissional experiente, recorre à sua Base de Dados para comprar e definir um preço mais próximo do mercado, tem a vantagem de saber os preços dezenas ou centenas de casas), e usar o seu conhecimento do mercado para o ajudar a aproximar o preço da sua casa do preço certo.
Pode também usar algumas ferramentas de consulta que aqui lhe deixamos:
Tenha atenção que, os valores que mais importam são os referentes a transacções realizadas e não a preços anunciados (asking price). Entre o preço anunciado por um proprietário e o valor real escriturado existe quase sempre uma grande diferença, que pode até ser bastante grande;
Mais valias, impostos e outras despesas...
Não se esqueça de fazer o calculo aos impostos.
Mais-valias, porque poderá ter que pagar imposto sobre uma parte da receita obtida com a venda da sua casa. Se necessitar de calcular o valor do imposto sobre as mais-valias pode recorrer a este simulador da DECO.
Se a casa vendida for habitação própria permanente, então não há lugar ao pagamento do imposto, desde que as mais valias sejam aplicadas na compra de outra casa, para habitação própria e permanente. Tem 3 anos para reinvestir para que fique isento.
Mas se a nova casa que vier a comprar tiver um valor superior ao da que vendeu não terá de pagar este imposto.
A liquidação será feita em sede de IRS, aplicando-se a seguinte fórmula:
- Mais-valia = Valor de venda do Imóvel - Valor de aquisição desse Imóvel * Coeficiente monetário - Encargos - Despesas
Existem outras deduções de despesas que tenha tido na casa nos últimos 12 anos:
- Obras;
- Comissões pagas à Imobiliária, caso tenha tido mediação imóbiliária;
- Custos com o Certificado Energético;
- IMT- Imposto Municipal a Transmissão Onerosa de Imóveis da compra da casa vendida
- Despesas com os registos
- Escritura de venda da casa.
Isenção do pagamento de imposto sobre as mais-valias são estas:
- Se a casa vendida tiver sido adquirida antes de 1 Janeiro de 1989 fica isento do pagamento do imposto;
- Se a casa vendida tiver sido comprada com recurso a um crédito à habitação e não possuir nenhuma outra casa à data da escritura de venda, o montante usado para liquidar o empréstimo não será passível de mais-valias (válido apenas entre 2015 e 2020);
Em suma, o preço pelo qual se coloca um imóvel à venda é crucial para o sucesso da operação Fale connosco, não perca mais tempo e deixe isso para quem lhe apresenta soluções para a venda da sua até 30 dias.
A lei da oferta e da procura este é o modelo de determinação de preços num mercado. Definição exacta na Economia. Num mercado em concorrência perfeita, os agentes económicos tomam decisões que variam o preço até que este seja tal que a quantidade procurada seja igual à quantidade oferecida, resultando daí um equilíbrio económico em que não há incentivos para a alteração de quantidades ou preços.
Mais sobre PROCESSO DE VENDA DE IMÓVEL
Noticias Relacionadas
SABE COMO ESCOLHER UM CONSULTOR IMOBILIÁRIO
Escolher o consultor imobiliário certo é uma das decisões mais importantes que vai ter de tomar quando decidir comprar ou vender um imóvel. Saiba como identificar um bom consultor imobiliário
Mais-valias da venda da sua casa. Saiba como poupar.
A maior parte dos imóveis vendidos gera mais-valias. Á diferença nos ganhos chamamos de mais-valias, e são tributáveis em sede de IRS. normalmente os nossos clientes são instruídos para apresentarem as despesas elegíveis e assim, até por ...